segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Declaração de Vínculo.

Mais uma da série 'Documentos exigidos pelo Consulado Português'... hauhauahua! Mas eu tinha que vir aqui pra falar desse documentozinho que tirou o nosso sossego. A UFPE libera essa declaração de que estamos matriculados no curso tal, desde tal ano e período, etc. só que você precisa se inscrever o SIG@. Esse tal de SIG@ é um inferno na vida dos alunos da federal - hauhauahua! - pq trava sempre e é cheio de frescura. No entanto, fizemos a nossa solicitação, e logo depois imprimimos o Guia de Recolhimento da União (GRU) pra pagar no Banco do Brasil - outra piada!. Uns dias depois (dia 28/12, pra sermos exatos) fomos num caixa eletrônico pra pagar por meio de transferência, já que Fernando é cliente do banco. Conseguimos fazer somente o pagamento da GRU dele, porque quando fomos fazer a minha deu duplicidade. O pagamento do meu ficou pra uns dias depois, já que estava perto de virar o ano.
O pagamento do meu foi feito em caixa de banco mesmo. Agora imaginem só entrar numa fila pra fazer o pagamento de R$2. Isso mesmo, dois reais. Ninguém merece! Mas foi o pai de Fernando que fez isso pra mim, sorte a minha! hehehe!
Depois que essa guia é paga, precisamos esperar mais dois dias pra que o sistema libere isso no SIG@ e que a gente possa fazer, finalmente, o requerimento final. Depois de 2 ou 3 dias é que o documento ficaria pronto. Só que no estágio em que estamos, tempo é quase ouro, e um atraso é quase fatal. O tempo tá correndo sem pena da gente. Enfim, todos os dias eu acessava o sistema da universidade e nada de aparecer o nosso 'crédito' lá. Mais se semana e nada! Enlouquecemos!
Resolvemos ir pessoalmente na universidade pra saber o que tinha acontecido, e foi mais uma novela. O meu pagamento ficou 'ok', mas o de Fernando constava como 'não efetuado'. Imaginem a burocracia por causa de míseros R$2! Sei que ele teve de ir conversar com um rapaz responsável pela tesouraria da UFPE, no prédio da reitoria... Mas conseguiu!
Como já tínhamos perdido muito tempo com essa frescura, pedimos que o documento fosse entregue no mesmo dia e fomos atendidos. Ainda bem! Já saímos de lá com essa tal de Declaração de Vínculo, prontos pra firmar e autenticá-la.
Bom, já estamos com todos os documentos pra dar entrada no visto amanhã. Espero que consigamos. Torçam por nós!
Abraços!

Nenhum comentário: