quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Perguntas sobre a vida no Porto.

Na comunidade "Brasup - Brasileiros na U.Porto", algumas pessoas perguntaram sobre o intercâmbio na cidade do Porto - são pessoas que pensam em ir nos próximos semestre. Vou copiar aqui o que eu (Talita) escrevi por lá (com alguns ajustes), que dá uma certa síntese legal sobre essa questão:

Sobre gastos: Eu fiz intercâmbio no primeiro semestre esse ano (fui em fevereiro, voltei em agosto). Digo a você que eu, fazendo economia, vivia com uns 350 euros por mês. Claro que a maioria das pessoas gasta mais do que isso, mas se vc quiser, dá pra economizar. Com relação a moradia, pode variar muito... Mas, na média, você gasta entre 80 e 150 euros (vai variar se for quarto individual ou duplo). Se for em apartamento tipo república, você gasta com as contas, que normalmente ficam em torno dos 30 euros. Com alimentação vc gasta também uns 30 euros por semana (cozinhando em casa pode sair bem mais barato). Com transporte, o Andante (que é o cartãozinho em que você recarrega por mês e pode andar dentro das zonas escolhidas ilimitadamente) custa uns 18 euros mensal. Aí já vai uma média mensal: 100 aluguel + 30 contas + 120 alimentação + 20 transporte = 270 euros. Só que você acrescenta a sua despesa em festas, viagens, compras diversas, etc. Acho que uns 400 euros dá sim.Quanto ao primeiro mês, normalmente se gasta bastante, porque você faz inscrição disso e daquilo, tem que pagar caução do apartamento (é um valor de aluguel adiantado), etc. Então é bom separar uns 1000 euros pro primeiro mês mesmo, pelo menos.

Sobre moradia: É bom fechar do Brasil mesmo. É que pro visto você já precisa informar o local onde vai ficar. Ou seja, é bom já ter em mente ou mesmo ter contrato fechado. Mas não se preocupe com isso por enquanto, porque quando o semestre vai terminando o pessoal posta aqui na comunidade vagas em apartamentos, etc. Além do que, você pode tentar a candidatura em uma Residência Universitária.Quanto aos locais de moradia, preferi morar no centro (morei pertinho da Cedofeita). É mais perto dos locais de festa, pontos turísticos, etc. Perto das faculdades os apartamentos são às vezes melhores e os bairros são mais tranquilos. Aí cabe a você escolher... Mas o Porto é uma cidade relativamente pequena, então nada é muito distante. E quanto ao alojamento, apesar d'eu ter conseguido uma vaga na residência universitária da flup, preferi ficar em apartamento mesmo. Saiu mais barato, e tem umas vantagens como cozinha, etc. Enfim, é uma boa opção, mas acho que dividir apê é melhor. Mas essa é a minha opinião.

Sobre trabalho: É outro processo... hahaha! Não é todo mundo que consegue algo legal. Eu consegui, mas foi muito por acaso, de babysitter. Normalmente as pessoas encontram trabalho em telemarketing (nada contra quem gosta, mas pense num trabalho quase escravo! hahaha!) ou em bares (o que também não é muito fácil de encontrar). Mas, sou adepta do lema, "quem procura, acha"!

Sobre os portugas: Com relação à receptividade dos portugueses há controvérsias. hahahaha! Em alguns momentos eles podem ser muito legais, em outros podem ser antipáticos (mas isso acontece normalmente com as pessoas mais velhas). E as festas são ótimas, com bebidas a preços acessíveis e etc. Os bares no Porto também são legais pra conhecer gente, etc.

Sobre contas bancárias: Eu não abri. Recebia dinheiro pelo VTM mesmo. Então outras pessoas podem ajudar com informações sobre isso melhor do que eu.


É isso, pessoal! Qualquer dúvida, comentem! ;)

6 comentários:

Carolina disse...

Oi Talita, achei seu blog por acaso...informações mt boas! to esperando minha carta de aceitação pra UP em fev....se puder, me add no msn pra tirar alguns dúvidas? carolbogea@hotmail.com ...bjosss

Talita Pessoa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita Pessoa disse...

Oi Carolina! Que bom que gostou! Já te add sim! Continua lendo o blog que vou postar mais coisas aos pouquinhos! Abraços!

Unknown disse...

Talita, muito legal seu blog e sua disposição em ajudar quem ainda está indo pra lá. Tudo de bom. Sou estudante de Letras e vou pra lá em fevereiro do ano que vem. Se quiser, me adicione no msn: christianedias@hotmail.com. Tudo de bom!

Anônimo disse...

Oi Talita, achei seu blog por acaso num post da comunidade de Coimbra. Não vou para o Porto, e sim para Coimbra, mas o seu blog já me deu várias dicas principalmente com essa questão de gastos para viver lá.
Bjs

Talita Pessoa disse...

Meninas, que bom que vocês estão gostando! Em breve colocarei mais informações aqui, é só acompanhar. Beijinhos!