sábado, 22 de novembro de 2008

De onde surgiu a idéia de fazer Intercâmbio?!

A idéia de fazer intercâmbio veio meio do nada... Quer dizer, fomos influenciados por dois colegas da turma que foram pra Lyon, França. Cris, uma grande amiga nossa tbm tava se organizando pra ir pra mesma cidade que os meninos, e isso ajudou a gente com um "empurrãozinho" em direção à Europa. Começamos a pensar na idéia, mas só pensar mesmo, pq imaginávamos que não teríamos dinheiro suficiente.
Mais ou menos em julho desse ano, abriram as "inscrições" pra quem estivesse querendo fazer intercâmbio com as universidades conveniadas à Universidade Federal de Pernambuco. Resolvemos preencher os formulários e tentar, pois, quem sabe a gente num conseguiria?! Foi tudo de repente, mas mesmo assim, ficamos super empolgados com a idéia.
Uns dias depois recebemos em nosso email o seguinte:
-

Caros alunos,
Informamos que vocês foram pré-selecionados pela UFPE para participar do programa de intercãmbio com a Universidade do Porto.
Esclarecemos que a UFPE apenas indica o estudante e que a aceitação final depende da instituição estrangeira.
Atenciosamente,
Cinthia Santos Leal
Coordenação de Cooperação Internacional
Universidade Federal de Pernambuco
-
Depois desse email, o que tínhamos que fazer era preencher uns formulários e aguardar a resposta de aceitação da universidade que queríamos ir. Mas qual universidade? Ir pra Lyon não dava, pois além de não falarmos francês, as vagas eram poucas. Pensamos Espanha, já que o espanhol era "tranqüilo" pra gente, só que o medo daqueles problemas com os imigrantes brasileiros fez com que a gente desistisse. Aí veio em mente Portugal... Um amigo nosso, Thiago, tinha feito intercâmbio lá no Porto tbm, há um tempo atrás e foi isso que ajudou a gente a decidir pelas terras do norte. Comecei a procurar mais informações sobre a cidade, e isso foi confirmando o nosso desejo de ir pra Europa.
Mas, como o tempo foi passando e nenhuma resposta chegava da Cooperação Internacional e nem da Universidade do Porto, já estávamos quase desistindo. Até que...
(Continua depois!)
Abraços!