quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PB4.

No mesmo dia em que fomos pegar os nossos passaportes na Polícia Federal do Aeroporto dos Guararapes, resolvemos passar no escritório do Ministério da Saúde aqui em Recife (que fica onde era a antiga Sudene), pra pegar algumas informações sobre o documento. Pra quem não sabe, um dos documentos pedidos para tirar o visto de estudo para Portugal é o Seguro Saúde ou PB4. Como o Seguro saíria muito caro pra nós dois, resolvemos optar pelo acordo que o Brasil fez com Portugal (e outros países, como Espanha e Itália) de assistência médica gratuita em seus sistemas de saúde.
Para tirar esse documento precisamos levar a cópia do nosso RG e das três primeiras páginas do passaporte, o endereço que vamos morar lá em Portugal e pelo menos três pagamentos do INSS. Isso porque essa é a condição para que se tire o PB4: você precisa ser contribuinte ou, se não já o é, precisa pagar como autônomo as três primeiras parcelas, pelo menos. Para quem é menor de 21 anos e cujos pais são contribuintes, fica isento. Como não sou menor de 21 e a minha carteira já não é assinada há mais de um ano, preciso fazer novamente a inscrição. Fernando também precisa... A bronca é que é maaais dinheiro, né? E a gente nem contava com mais esse gasto, mas é necessário.
Só que vcs nem imaginam a tortura que foi pra que a gente conseguisse essas informações mais claramente! Chegamos no escritório lá na Sudene por volta das 11h da manhã (o atendimento é até às 14h), só que o rapaz que atendia as pessoas tinha saído e ninguém sabia se ele ía demorar ou mesmo se voltaria naquele dia. Resolvemos esperar, com outras pessoas que também queriam informações ou mesmo entregar os documentos. Só que nós simplesmente cansaaamos!
Enquanto o rapaz não chegava, fomos na Cooperação Internacional lá da UFPE (que é pertinho) pra entregar uns formulários referentes às equivalências das disciplinas que pagaremos lá. Saímos às 12h e voltamos pra Sudene por volta das 13h e naaaaaaaada do cara, pode?! Absurdo o serviço público no Brasil, viu? Afff! Depois de muuuuito tempo, conseguimos umas informações com uma pessoa de oooutro setor, mas que já tinha trabalhado com as questões do PB4, e mesmo assim, as informações não foram muitas.
Daqui a uns dias voltaremos lá para fazer mesmo o documento. Vamos ver se a situação melhorou por lá, né? Porque do jeito que tava, sei não...
Depois continuamos...
Abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

que horror, velho... até pra vc viajar é uma burocracia... e tudo se paga! meu deus...
boa sorte pra vcs! Deus os ajude
:}