quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alimentação.

Mais uma da série "informações sobre a vida na cidade do Porto". Penso que esse tema seja razoavelmente fácil de ser tratado, e aqui no Porto não se tem dificuldade em comer bem pagando pouco. Com relação a mim e a Fernando, economizamos em tudo, inclusive nisso. As nossas refeições são feitas, na maioria das vezes, em casa mesmo, pra poupar o máximo que pudermos.
Já que estamos falando em poupar, há aqui na cidade uma série de supermercados que oferecem descontos. Alguns dão até um cartãozinho de descontos (bem ao estilo Bomclube) que facilitam muito a sua vida. Dependendo do que for, o produto, com o cartão, pode ser até 10 cêntimos mais barato. Pra quem acha que 10 cêntimos não fazem a diferença, queria dizer que com 14ct você pode comprar um cházinho. :)
Nossas compras alimentícias são feitas semanalmente, e gastamos em torno dos 25 euros por semana com isso (os dois). Normalmente compramos arroz, feijão, macarrão, leite, iogurte, queijo, fiambre, pão, água, biscoitos, batata e as carnes, dentre outros. E ainda almoçamos na quarta-feira na faculdade. Pois é, tá vendo como não se gasta muito?
Só uma coisa sobre as carnes: Aqui temos comido carne de porco (as famosas bifanas), já que a bovina é caríssima e nem sempre tem muita qualidade. Frango também é um pouco caro, mas dá pra comprar. Uma coisa barata aqui é peixe, mas como eu não sei cozinhar bem, prefiro comprar os empanadinhos de pescada. kkkkkk!
Uma outra forma de comer bem pagando pouco, e sem cozinhar, é nas cantinas das universidades. A refeição custa 2,15 euros e dá direito a um pão, sopa, um prato de comida - que pode ser carne, peixe, diet ou vegetariano - e um copo de suco. Tem bastante comida e vale a pena! O cardápio também é muito variado. Dizem por aqui que o melhor restaurante universitário pra se comer é o da FLUP, justamente onde estudo.
Quanto aos fast-foods também podemos dizer que não é muito caro comer. Se formos considerar o preço da comida em euros, vale muito mais a pena que no Brasil. E isso é uma coisa importante de se pensar quando se trata de comida: não tente fazer conversões de euro pra real. Você pode se frustrar inutilmente. Mas, voltando ao assunto, um BigMc na McDonalds aqui custa 5 euros (aquele "combo" que vem tudo, batata grande e refri). Ah, tem também cheeseburgueres por somente 1 euro na Mc. Aiii, amooo! :)
Por enquanto, com relação à minha alimentação, tenho passado muito bem por aqui... Falta apenas aprender a cozinhar melhor (se bem que já tô ficando "craque" no strogonoff!).
.
Abraços!

Um comentário:

Raquel disse...

Nossa Talita! Eu ainda consigo economizar bem mais que você na alimentação... Faço uma só compra por mês, que dá uns 25 euros, e ao longo do mês vou comprando o que vai acabando (leite, pão, ovo, bolo, normalmente o que acaba é isso), ou algum extra do tipo frutas, sorvete... Ahh! Isso é fora as carnes, que compro uma vez no mês também, e dá pouco menos de 10 euros... Mas não gasto mais que 40 euros/mês, não... E também não saio para comer fora, até porque aqui é beeeem mais caro! Acho que se eu tivesse aí não iria resistir àquelas padarias baratinhas!!! heheheh!! =P
Uma dica boa pra economizar é cozinhar uma ou duas vezes na semana, fazendo bastante comida pra comer durante os outros dias. Você gasta bem menos material pra fazer, gasta menos tempo durante a semana (porque depois é só guardar e esquentar no microondas), e lava menos panela! eheheh =P
E realmente, porco aqui é beeem mais barato! E muito bom!! =]

Beijo!