quinta-feira, 23 de abril de 2009

Transportes.

Bom, como eu disse, vou aproveitar que estou com disposição pra escrever e atualizar algumas coisas por aqui. A questão dos transportes é uma coisa importante de se falar. Aqui no Porto, pelo menos até onde temos visto, a "coisa" funciona bem. Os metros (aqui fala-se métro) são muito eficientes e cobrem boa parte da cidade do Porto e adjacentes. Liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto, ao Senhor de Matosinhos, à Póvoa de Varzim, à Senhora da Hora, à Vila Nova de Gaia, e outros lugares. Há interligação nas principais estações com os Autocarros (ônibus, no Brasil) ou Comboios (trem, no Brasil).
Uma coisa complicada de se entender, no entanto, é a questão do zonamento. A cada área corresponde uma zona. E se você quer se deslocar, o preço da passagem, tanto te metro quanto de autocarro, depende da quantidade de zonas que você vai cruzar. Nem tentem entender, porque demorei horrores pra entender isso aqui também. Sei que o z2, o mais barato, e que cobre uma zona, se comprado individualmente, custa 95 cêntimos de euro. Barato, né?
Uma coisa legal que tem aqui é o cartão ANDANTE. Como no Recife temos o Passe-Fácil (Quer dizer, agora mudou, né? Mas eu tô mais por fora do que... hehe!), aqui as pessoas podem comprar o Andante diretamente nas maquininhas das estações de metro - e esse é o andante que dá direito à compra de passagens individuais - ou ainda se dirigir a um dos postos de atendimento pra fazer o Andante Gold - esse só pra moradores da cidade e tem uma assinatura mensal, onde se pode escolher no mínimo 2 zonas pra circular. A assinatura mais barata do Andante Gold custa cerca de 17 euros, mas vale muuuuito a pena! Uso o meu Gold tooodos os dias! hehehe!
Já as estações de comboios ligam a cidade do Porto a várias outras cidades vizinhas, e normalmente o preço das tarifas é barato. Tipo, dá pra ir à Braga, Guimarães e outras, pagando apenas uns 2,15 euros. Legal, né? E os comboios partem, dependendo do destino, de hora em hora, tanto na estação de São Bento quanto de Campanhã.
Acho que é isso. Se eu me lembrar de mais algo, posto depois.
Abraços,
Talita.

Um comentário:

Raquel disse...

É! eu não entendi bulhufas do transporte em Portugal!!! =P
Mas também em Porto só usei quando fui pra Praia de Lavadores e pra Matosinhos... Porque nos outros dias era tudo à pé!!! =P
hehehehe!

bjoo!!