quinta-feira, 23 de abril de 2009

Universidade do Porto (2).

Bom, agora é a minha vez de falar da U.Porto! Se bem que eu concordo com Fernando, mas como detalhista que sou, tenho que colocar aqui os detalhes, né? (E aproveitar que estou mais inspirada pra escrever hoje! :P) Ainda mais porque daqui a pouco as aulas encerram (em junho) e eu preciso falar um pouquinho, né?
.
A primeira coisa a falar é sobre as disciplinas. Escolhemos 5 antes de sairmos do Brasil. E ao contrário da maioria das pessoas que vieram pra cá sem saber direito o que fazer, tínhamos um plano de estudos bem esquematizado. Só que, chegando aqui, descobri que os horários se chocavam e também que eram muuuito doidos! Tipo, se eu fosse mesmo ficar nas disciplinas que eu tinha pensado antes de sair do Brasil, eu teria aulas SOMENTE de manhã, de tarde E de noite, né lasca?
Decidimos então focar numa temática e escolher apenas 3 disciplinas, pra não ficar muito pesado. Eu tenho uma afinidade muito grande com História Moderna, e era isso que eu pretendia estudar aqui. E foi no que focamos. As disciplinas escolhidas, finalmente, foram:
.
HISTÓRIA DOS DESCOBRIMENTOS E DA EXPANSÃO PORTUGUESA - Com a Profª Amélia Polónia, e que trata exatamete do que o título diz (como Fernando citou no post anterior, as coisas aqui na U.Porto são de fato o que dizem que são). Estamos tratando desde as temáticas de logística náutica atééé os descobrimentos em si. Muuuito interessante, apesar de ser a aula que eu mais falto aqui! hauahuahau!
.
CULTURA DOS PORTUGUESES NA ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS - Com o Profº Luís Fardilha, e com a turma de Literatura. E é exatamente de literatura que falamos nas aulas. A proposta é, a partir dos textos lidos ou referentes à época dos descobrimentos termos uma idéia de como se vivia. Interessantíssima também, e abriu meus olhos pra várias coisas que eu não tinha percebido de lá do Brasil.
.
E, finalmente:
.
HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO - Também com a Profª Amélia Polónia (que é um amor, e tem nos acolhido muitíssimo bem aqui). Essa é, de longe, a minha disciplina favorita. Tanto que mal falto às aulas, mesmo as de Orientação Tutorial. Apesar de achar que o Brasil fosse ser o protagonista da disciplina, terminamos por ver que não é bem assim. Temos falado da colonização da África (!) e da Ásia. O Brasil ainda não entrou na cena, por enquanto. Falando em Brasil, daqui a uns dias daremos uma das aulas, a convite da professora, sobre o Brasil Holandês pros nossos colegas de turma (depois volto aqui e conto como é/vai ser isso direitinho!). E falando em colegas, essa turma é muito excêntrica, visto que há pessoas de vários lugares do mundo: portugueses, brasileiros, italiano, francês, alemão, albaneses, polaca, etc. Há uma verdadeira "mistureba" de culturas na sala. :)
.
Pois é. Quanto à faculdade, a estrutura, como dito no post anterior, é excelente. Me sinto à vontade pra estudar mesmo nesse ambiente. Tenho conseguido passar as duas horas de cada aula concentradíssima, sem (muitas) dispersões. No Brasil, eu não conseguia isso nem por meia hora! hehehe! A Biblioteca é linda, e enooorme! E aqui tem outra coisa diferente da UFPE: as máquinas de xerox! É "mara" não ter que enfrentar hoooooooras na xerox do CFCH! Aqui é self-service!
.
Pronto, pessoas. Se eu me lembrar de mais algo sobre a U.Porto vou postando. :)

Nenhum comentário: